Seminário de Educação Ambiental e programação em parques estaduais marcaram o Dia do Meio Ambiente em Santa Catarina

Criada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em 1972, a Semana Mundial do Meio Ambiente é celebrada de 30 de maio a 5 de junho e tem por objetivo chamar a atenção para criação de políticas públicas mais eficientes de preservação do planeta.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizou o 7º Seminário de Educação Ambiental. O evento aconteceu na sexta-feira, 3, no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

sdsseminario

O encontro foi promovido em parceria com o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (Gtea) da Região Hidrográfica 08, que compreende a mesorregião da Grande Florianópolis. O tema desta edição é “Ano Internacional das Leguminosas”, que tem como objetivo disseminar informações e promover um debate para os benefícios nutricionais e ambientais das leguminosas como parte da produção sustentável de alimentos voltadas à segurança alimentar, nutrição e cadeia produtiva.

Ainda sobre educação ambiental, a Fatma veicula este mês programa especial sobre conscientização ambiental nas rádios das cidades que possuem coordenadorias regionais da instituição. Os áudios também podem ser acessados na página da Fundação no facebook no https://www.facebook.com/scfatma/?fref=ts

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) também promoveu diversas atividades para quem curte trilhas ecológicas e natureza. As atividades aconteceram nos parques estadual Rio Vermelho, em Florianópolis, Serra do Tabuleiro, em Palhoça, Fritz Plaumann, em Concórdia e Araucárias, em São Domingos.

O parque estadual do Rio Vermelho ofereceu atividades de cultura e lazer, como atrações artísticas, exposição de artesanato, oficinas e brincadeiras na área de camping do parque.

parqueriover

O parque Serra do Tabuleiro promoveu oficinas de pintura, contação de histórias com fantoches, slack line e trilhas interpretativas. O evento ocorreu no horário habitual de funcionamento, das 9h às 16h.

A Ecopef, co-gestora do parque Fritz Plaumann, em Concórdia, realizou tarefas de educação ambiental e café colonial para colaboradores do Senac – Concórdia. O parque funciona normalmente, as quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h.

O parque das Araucárias, em São Domingos, preparou palestras e distribuiu mudas de árvores frutíferas para alunos da Unochapecó e E.E.B Gênova Palma Nunes. Em atividade colaborativa, os alunos também plantaram árvores no entorno do parque. As atividades aconteceram das 9h às 17h.

Fonte: FATMA

Deixe um comentário