MMA lança vídeos sobre eficiência energética

Disponíveis no canal do MMA no YouTube, materiais apoiarão capacitações oferecidas aos setores público e privado nos próximos anos.

Já estão disponíveis no canal do YouTube do Ministério do Meio Ambiente (MMA) sete vídeos sobre eficiência energética. O estímulo a projetos para a redução do consumo de energia é uma das importantes iniciativas desenvolvidas pelo MMA, estratégia que se torna cada vez mais relevante para a mitigação das mudanças climáticas.

Produzidos em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os vídeos abordam de maneira didática temas como Etiquetagem de Eficiência Energética, Auditoria e Gestão Energéticas de Edifícios, apresentação da Plataforma ProjetEEE, além de incluir o Sistema Complementar de Aquecimento Solar de Água.

Veja os vídeos aqui

Segundo a analista em infraestrutura Alexandra Albuquerque Maciel, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, esse será um importante material de apoio a capacitações oferecidas ao longo de 2016 e 2017 aos setores público e privado, bem como material para a disseminação e divulgação dos resultados do Projeto 3E.

PROJETO 3E

No Brasil, o setor de edificações representa 40% do total da eletricidade consumida no país. Para estimular melhores práticas de uso dos recursos energéticos junto à sociedade, o MMA executa o projeto “Transformação do mercado de eficiência energética no Brasil”, apelidado de Projeto 3E. O objetivo é influenciar o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas, para economia de eletricidade e a conseqüente redução de emissões dos gases de efeito estufa.
Uma das iniciativas do Projeto 3E é a capacitação em etiquetagem para os setores público e privado. Etiquetagem é a classificação do nível de eficiência energética dos edifícios. A metodologia é diferente de acordo com a destinação do prédio: público, comercial ou residencial. E pode ocorrer em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício.

Mais de 500 profissionais do setor de engenharia e manutenção participaram das capacitações do MMA em 2014 e 2015. Além disso, o Ministério prestou informações sobre essa e outras iniciativas do Projeto 3E a mais de mil profissionais em eventos diversos realizados desde 2012, como congressos e encontros com a participação de gestores públicos, prefeitos e executivos de instituições bancárias.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s