Animação aborda conceito de Produção e Consumo Sustentáveis

Realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o vídeo aborda o surgimento do conceito de produção e consumo sustentáveis e usa o mercado do turismo como exemplo.

cps+video+pnuma

A animação “Produção e Consumo Sustentável: Você sabe o que é?” é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para disseminar os conceitos de desenvolvimento sustentável e produção e consumo sustentáveis. Com cinco minutos de duração e versões em português, inglês e espanhol, o vídeo traça um panorama do surgimento desses conceitos até os dias de hoje, e como eles estão relacionados entre si. Para exemplificar a aplicação dos conceitos, o vídeo explora a atividade do turismo, na qual é cada vez mais comum a busca por viagens responsáveis e empreendimentos sustentáveis.

A animação parte do ano 1987, quando a Comissão Brundtland ressaltou os riscos do consumo excessivo, dando origem ao conceito de desenvolvimento sustentável. No documento “Nosso Futuro Comum”, os especialistas da Comissão descreveram o desenvolvimento sustentável como aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras em suprir as suas próprias necessidades. Entre as medidas a serem tomadas, o documento assinalou que é preciso incentivar a produção sustentável de bens e serviços, além do consumo responsável dos mesmos.

Em 2003, o Processo de Marrakesh, assim chamado por ter resultado de importante reunião na cidade do Marrocos, concebe o conceito de PCS (Produção e Consumo Sustentáveis) e estimula que cada país membro das Nações Unidas e participante do Processo, desenvolva um plano de ação nacional.

Na sua segunda parte, a animação usa o mercado do turismo para exemplificar ações de produção e consumo sustentáveis, alinhada com a campanha global Passaporte Verde, uma iniciativa do PNUMA que utiliza o apelo emocional de turismo e viagens para incentivar consumidores e empresários a optarem por práticas mais sustentáveis. No caso do turismo, os viajantes são os consumidores e os empresários – proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes, agências de viagens, entre outros – são os produtores.

As escolhas feitas pelos turistas influenciam diretamente a sustentabilidade de seu destino. O vídeo indica que uma viagem pode ter impactos negativos e positivos, e estimula que os viajantes deem preferência pelo consumo de produtos e serviços locais, pela locomoção por transporte público ou a pé, pela contratação de estabelecimentos comprometidos com a sustentabilidade, além de outras boas práticas.

Já os empreendedores do turismo precisam se esforçar para adequar o seu negócio e diminuir seu impacto no meio ambiente e nas comunidades locais. Entre as ações indicadas pela animação estão a contratação de mão de obra local, a redução do lixo e do desperdício de alimentos, a economia de água e eletricidade e a valoração das comunidades locais e seus aspectos históricos.

As questões de produção e consumo sustentáveis fazem parte da prioridade global Eficiência de Recursos do PNUMA. Com ela, o Programa objetiva garantir que recursos naturais sejam produzidos e consumidos de uma maneira mais sustentável, ao mesmo tempo que impactos ambientais são dissociados do crescimento econômico e os benefícios sociais otimizados. Hoje, produção e consumo sustentáveis é a mais abrangente área de atuação do Escritório do PNUMA no Brasil.

Fonte: Passaporte Verde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s